12 de agosto de 2009

(TÚNEL DO TEMPO) São Domingos Vice-campeão alagoano da primeira divisão em 1988

Foto: Cortesia de Gustavo Correia
Em pé: Sapão (roupeiro), Edmilson, Lalinho, Edvaldo, Alfredo Santos, Pinheiro e Everaldo;
Agachados: Ivanildo, Roberto Bionico, Freitas, Gilson Baiano, Jarci e Zé Galinha (Massagista).

Na foto acima, parte do elenco da Associação Sportiva São Domingos em 1988 quando a equipe chegou a disputar final do campeonato alagoano de futebol profissional da primeira divisão. Naquele ano, o Domingão viveu seu melhor momento durante toda sua história na elite do futebol alagoano. Sua sede era Murici-AL e seus jogos eram disputados no estádio José Gomes da Costa.

HISTÓRIA


O São Domingos foi fundado em 01 de setembro de 1964 por Waldemar Santana, militar da reserva das forças armadas que, embora carioca e ex-jogador do Bangu e do Vasco da Gama, apaixonou-se por Alagoas e por muitos anos foi monitor de esportes do Orfanato São Domingos na bairro de Mangabeiras.

Em 1967 já era campeão estadual de juvenil, chamando a atenção dos desportistas locais. Em 1970 foi guindado à Presidência o empresário Miguel Spinelli, o qual, com posses abastadas e através dos conhecimentos do seu irmão Severino Rebelo contratou vários atletas de peso, tais como: Reinaldo, Major, Pires, Jonas, Gabriel, e tantos outros, e a partir daquele ano, futebol em Alagoas deixara de ser disputado entre CSA e CRB.

Após a saída de Miguel Spinelli da Presidência, o Clube foi administrado por muitos anos pelo Coronel Paulo Casado, tendo se sediado em Viçosa por um tempo.

A partir de 1982 assumiu os destinos do São Domingos o advogado Cordeiro Lima, que, por algum tempo se sediou em Murici, mas, com a morte do Major Olavo Calheiros, a quem muito deve o Domingão ( vice-campeão Alagoano de 1988 durante sua estadia em Murici) voltou o São Domingos a Maceió, e hoje, tem sede no Povoado de Massagueira, município de Marechal Deodoro, da Grande Maceió. Seu estádio é o Cordeirão, onde manda seus jogos e lá dispõe de centro de treinamento.

Detém o São Domingos vários títulos: Vice-campeão alagoano de 1988*, campeão da segunda divisão de 1995 e 1998, Vice-campeão juvenil do Nordeste em 2002, vice-campeão alagoano em 2007, Sub-17, vice-campeão de futsal nos anos de 1999, 2002 e 2004, vice-campeão de handebol em 2000 e vice-campeão alagoano infantil do Sesi em 2002. Em 2008 participou da COPA INTERNACIONAL de futebol sub 17 em São Paulo chegando às quartas de final, tendo sido a equipe mais disciplinada da Copa, o goleiro e a defesa menos vasados ( fez 08 gols e sofreu apenas 01) bem como o vice-artilheiro da competição.

*Naquele ano a diretoria do clube era composta pelo saudoso José Correia (que foi vereador em Murici), João Feijó, Geraldo Amorim e Remi Calheiros.

4 comentários:

O MUNDO DA CULTURA disse...

estou procurando por orlando massagista do são domingos não sei a epoca vcs tem alguma informação sobre ele " helcinei@ig.com.br" ficarei muito agradecido por qual quer informação ...

Anônimo disse...

gostaria de verfotos ou videos doelenco de2003onde tiamos, um bom elenco .faltou tempo para entrosar gostaria muito de ser atendido pois fis muitos colegas por
ex.indio bianou ass.ivanildo albino lins ribeirao pe

Anônimo disse...

e-mail para resposta ou envios de fotos ou video do campeonato alagoano do ano de 2003 pelo time profissional do São Domingos da segunda divisão alagoano. respostas para Ivanildo Albino Lins ex-jogador do São Domingos para o e-mail arbeite2@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber sobre o edvaldo de freitas ex jogador do fluminense e que jogou na selecao brasileira na copa de 1982 imail para infornacoes lucianadsilva2009@hotmail.com assunto urgente preciso de informacoes atuais