21 de dezembro de 2009

Você se lembra de Ilton?




Natural de Capela, zona da mata de Alagoas, José Ivanilton Gomes da Silva (foto), 41, o Ilton, encerrou sua carreira como atleta de futebol profissional em 2006. Ele atuava como lateral direito e se destacou na posição devido à grande qualidade técnica que apresentava em precisos lançamentos na área adversária, passes de bola e cobranças de bola parada, além de ser um atleta de bastante velocidade, diferenciais que por muitas vezes definiram partidas em favor do clube que defendia.



Ilton iniciou carreira no Centro Sportivo Alagoano e em seu currículo consta a passagem por uma série de equipes do nordeste, sul, sudeste e centro-oeste brasileiro. Em São Paulo, atuou no Botafogo de Ribeirão Preto, Atlético Sorocaba, Ferroviária Araraquara, Velo Clube e Osasco. Durante sua passagem pela região sul, defendeu o Grêmio Maringá (PR) e Marcílio Dias (SC). Entre os diversos clubes nordestinos que defendeu, podemos destacar: CSA, Capela-AL, Sport Recife, Ceará, Ferroviário, Juazeiro (Icasa) e Confiança, entre outros. No centro-oeste, defendeu o Brasiliense-DF.

Os principais títulos que marcaram sua carreira dentro de campo foram: 

Vice-campeonato da Copa do Brasil em 2003 (Brasiliense-DF);  
Campeão sergipano 2003 (Confiança); 
Campeão cearense 2000 e 2002 (Icasa e Ceará); 
Campeão alagoano 1998 (CSA); 
Campeão brasileiro 1987 (Sport Recife);
Campeão pernambucano 1988 (Sport Recife);
Campeão brasileiro Série B 1990 (Sport Recife).

Atualmente, Ilton reside em Osasco-SP e tem pretensões de continuar sua carreira no futebol como técnico. Ele afirmou ao blog que aguarda a concretização de algumas propostas para mostrar seu potencial, inicialmente, com trabalho em categorias de base e, posteriormente, como técnico de profissionais. Em 2008, Ilton trabalhou como auxiliar técnico do treinador Danilo Augusto no Ubajara-CE e logo após (2008-2009) passou um ano trabalhando jovens de até 18 anos em uma escolinha de futebol filiada ao Corinthians Paulista, em Osasco.

Confira alguns recortes de jornais cearenses a respeito do lateral direito Ilton:




 



 


Foto / Imagens: Cortesia de Ilton

Um comentário:

Franco Maciel disse...

Excelente .. parabéns Silvan!